terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mais um desmame natural


Francisco mamando com 2 dias!

Pietro mamou até 3 anos e 5 meses.  Engravidei e continuei a amamenta-lo e quando o Francisco nasceu ele continuou mamando.  E seguiu mamando por mais um ano após o nascimento do irmão.  Pietro mamava pouco, mas mamava.  Até que parou de mamar, parou de pedir e quando pediu eu o relembrei de que fazia tempo que ele não mamava.  E assim ele parou de mamar.
Com Francisco foi parecido, mas não igual!  Com Francisco eu não fiz desmame noturno.  Simplesmente disse para ele que o mamá também dormia de noite e que ele só poderia mamar quando o sol estivesse lá fora!  Ele entendeu!  Até chegou a pedir para mamar quando acordou e o abajur do quarto estava aceso.  Pensou que já fosse dia!!!  Engravidei e ele seguiu mamando.  Mas algo me incomodava.  Ele mamava muito, toda hora!  Não podia me ver sentada que queria mamar.  Se eu estava ao telefone também queria mamar.  Isso estava me deixando irritada.  Grávida eu fico meio bipolar, então imagina!  Ele queria mamar, eu me irritava.  Rafael falava para eu desmamar.  Eu me sentia culpada por ter engravidado de novo e ele ser tão pequeno.  Imagina desmamar meu pequenininho?  Mas amamentar também não estava fácil!
A amamentação do Francisco foi tranquila.  Não tive muitos problemas.  A única coisa que me lembro foi um início de mastite quando ele já tinha mais de um ano.  Não durou mais que dois dias.  Francisco pegou o peito direitinho quando nasceu.  Não sei se foi pq eu já amamentava o Pietro, mas não tive rachaduras, não doeu, não empedrou no início.  Como a Jobis costuma comparar, a amamentação do Francisco foi fácil como respirar! 
E então Rebeca nasceu.  E Francisco passou a competir pelo peito.  Todas as vezes que ela mamava, ele queria também.  Antes dele ir dormir eu passei a amamentar os dois juntos, pois ele não esperava, chorava, queria me bater!  O mamá era dele e ele estava emprestando para a Rebeca.  E isso foi me incomodando cada vez mais!  Até que a frase “Me dá esse mamá!” em tom de ordem, virou uma constante!  Ele queria mamar toda hora, em qualquer lugar e manda eu dar o mamá.  Cansei.  E vi que realmente não estava mais bom para mim.  Tinha virado obrigação, tinha virado uma coisa muito chata! 
Amamentando Rebeca e Francisco juntos.  Era assim quase todas as noites!

Comecei a arrumar situações em que eu não precisava amamentar.  Ele deixou de dormir de tarde, pois só adormecia mamando.  Apesar dele continuar pingando de sono eu preferia isso do que ele pendurado no meu peito enquanto Rebeca chorava!  De noite eu colocava um desenho no quarto e ele dormia sem mamar.  Por um lado eu ficava triste.  Pietro continuou mamando por tanto tempo depois que ele nasceu...  Mas pelo outro lado eu me sentia aliviada! 
E assim fomos indo.  Um dia sem mamar.  Outro dia...  Mamava uma vez.  Ficava alguns dias sem mamar.  E então aconteceu.  Dia 22 de janeiro ele pediu para mamar quando eu estava ao telefone.  E depois não pediu mais.  Foi lembrar uma semana depois.  Gentilmente eu o relembrei que não mamava mais!  Ele não insistiu!  Desmamou!
Dois anos, nove meses, cinco dias mamando.  E esse ciclo se fechou assim.  E outro ciclo recomeça!

Ultima foto do Francisco mamando.



2 comentários:

Marcão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denise disse...

Na última foto do Francisco mamando, a Rebeca, "Vai demorar muito, meu rei?" hehe